Fique por dentro das novidades

Outubro Rosa: previna-se!

compartilhar:

Blog DEUcrédito - outubro rosa: previna-se!

No mês de outubro, a campanha que ganha grande destaque é o Outubro Rosa. A ação que nasceu nos Estados Unidos, tem como símbolo o laço de cor rosa e foi disseminada pelo mundo com o objetivo de estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

A campanha tem como objetivo alertar as mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença. As taxas de mortalidade continuam elevadas no Brasil porque a doença ainda é diagnosticada em estágio avançado.

Estatísticas ainda preocupam

O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo. É estimado que, no país, existam 59.700 novos casos de câncer de mama no ano de 2018. O risco é estimado em 56,33 casos a cada 100 mil mulheres, de acordo com o levantamento feito pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca).

Hoje, sabe-se que entre os vários tipos de câncer, o de mama tem grandes chances de cura, chegando a mais de 90%, quando detectado precocemente e o tratamento feito de maneira correta.

Outubro Rosa no Brasil

A primeira iniciativa vista no Brasil foi a iluminação de cor rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), situado em São Paulo-SP.

A ação aconteceu no dia 02 de outubro de 2002, na comemoração do aniversário de 70 Anos do Encerramento da Revolução. A iniciativa foi de um grupo de mulheres simpatizantes com a causa do câncer de mama, que com o apoio de uma empresa européia de cosméticos iluminaram de rosa o Obelisco do Ibirapuera em alusão a campanha.

Como fazer o autoexame?

Quanto mais rápido souber da existência da doença, mais rápida será a cura. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%. Para mulheres com 40 anos ou mais, a mamografia deve ser feita uma vez por ano. O autoexame deve ser feito em todas as faixas etárias. Saiba aos quais sinais você deve ficar atenta:

No espelho - Verifique se existem mudanças: achatamento, saliência, enrugamento, vermelhidão, aspereza e sensação de dureza nos seios.

No banho - Com um dos braços levantado, colocado por trás da cabeça, apalpe e pressione seus seios em busca de nódulos. Depois, pressione os mamilos para verificar se eles não expelem algum líquido de cor vermelha ou anormal.

Ao deitar - Com uma das mãos sob a cabeça, utilize os dedos da outra mão para pressionar gentilmente no sentido de fora para dentro, em formato de espiral. Nessa etapa é importante ficar atenta a engrossamentos na pele e pequenas protuberâncias.

Ao perceber qualquer anormalidade procure o médico! Conscientize-se e faça a sua parte.